sábado, 25 de abril de 2009

Alcachofras à moda do meu avô




É a receita mediterrânea (que meu avô dizia ser napolitana).


Na Europa a alcachofra é apreciada mais pura que com outros ingredientes, que acabam mascarando o sabor e os benefícios para a saúde- que são muitos!




Alcachofra à la Nelson Zelante




1 fio de azeite de olivas
1 dente de alho espremido

2 ou 3 alcachofras lavadas e com os cabos cortados bem rente

6 ou mais dentes de alhos finamente fatiados

salsinha (só as folhas inteiras)

um cálice (de licor) de vinagre de uvas boa qualidade

a mesma medida de azeite de olivas (puro ou extra-virgem)

uma colher (de café) de sal marinho


Depois de lavar cada alcachofra, abra com cuidado as pétalas e introduza entre elas folhas de salsinha e fatias de alho (mais ou menos para cada alcachofra uma colher de sopa cheia de salsinha e 3 dentes de alho fatiados) com cuidado para que elas tornem a se fechar.


No fundo da panela de pressão coloque um fio de azeite e o dente de alho espremido em seguida ajeite as alcachofras em pé, na panela e regue cada uma com azeite e vinagre.


Coloque o sal e cubra até a metade com água (evite água de torneira por causa do gosto de cloro).


Leve ao fogo médio a panela tampada e quando começar a pressão conte mais ou menos de 10 a 15 minutos.


Quando abrir a panela espere esfriar apenas alguns minutos e já pode ser degustada manualmente folha a folha.



Use talheres apenas para saborerar o miolo, tomando cuidado com os "espinhos", que devem ser desprezados.


Vinho novo, tipo Beaujolais, e pão italiano são uma pedida para companhar, mas na minha família uma boa cerveja (na qual pode-se molhar o pão italiano) é a tradição.




Enjoy!

3 comentários:

por mim disse...

Adorei a receita e obrigada pela visita.
abraços e boa semana.

Dan Lopes disse...

Nossa!
Eu procurando uma coisa acho outra, É vc Ana? da Mods Brasil?
Sou eu, Danimod

beijinho

Unknown disse...

Ja tive o prazer de provar desta receita com o próprio autor.
Esplêndida.Memoravel