sábado, 19 de setembro de 2009

Leilão de réplica de Mini Cooper de George Harrison decepciona.



O leilão da réplica do mini Cooper S de George Harrison, ocorrido na última sexta-feira, dia 18, no Goodwood Revival, em Chichester, Sussex, atingiu a mísera quantia de 23 mil libras - valor bem abaixo do esperado, já que uma mini Cooper 2009 vale cerca de 30 mil.

O mini Cooper foi dado a ele em 1966, pelo empresário Brian Epstein, que, na época, fez o mesmo com cada um dos outros Beatles. Harrison personalizou o seu com imagens psicodélicas, incluindo yantras e mantras em sânscrito e apareceu com o carrinho no filme Magical Mystery Tour.

Essa réplica da icônica Mini Cooper 1965 de George foi desenhada pelo estúdio da BMW Udelhoven & Harrison, do amigo da família, David Costam, que é diretor de arte, livros e designer gráfico, que faz trabalhos no ramo da música (foi ele quem criou as capas famosas para álbuns de George Harrison, dos Beatles, The Rolling Stones, Eric Clapton, Elton John, Phil Collins, Genesis, The Spice Girls, Girls Aloud , Destiny's Child e Beyonce). Ele também é Diretor de Criação para 46.664, o veículo de campanha da Fundação Nelson Mandela.




A réplica foi doada por Olívia (a viúva, na foto acima entre o mini original e a réplica), em nome da Material World Charitable Foundation, durante o Mini Fest, no autódromo de Silverstone, no começo de 2009.



O que fosse arrecadado com a venda iria beneficiar a Material World Charitable Foundation, que George que fundou em 1973. No valor da libra esterlina de ontem, o carro saiu a R$ 67.512,00. Muito pouco, principalmente se levarmos em conta que o objetivo do leilão,O que é bem pouco, porque um mini Cooper normal, 2009, sai por 30mil e 900libras. Decepcionante, pois a renda tinha destino certo...



Uma justificativa pra um valor tão baixo PODERIA ser que o Goodwood Revival, o festival britânico de carros antigos, que acontece todo ano, nesta época, tem um público mais direcionado e limitado, geralmente formado por pessoas ligadas ao automobilismo que frequentam os 3 dias do evento e não por fãs beatlemaníacos.

A divulgação também não foi lá essas coisas, na mídia eletrônica, por exemplo, nem em sites de músicas tradicionais houve algum barulho... uma ou outra notinha aqui ou ali...


Mas em se tratando de George Harrison, que nunca foi de se expor, acho meio "normal", embora decepcionante, a timidez dos lances.





Ainda não consegui o nome do comprador, assim que souber, posto aqui.

Nenhum comentário: