sábado, 3 de março de 2012

Penne a la Salsa di Polpetta


Amo, quando vou a São Paulo, fazer umas comprinhas na Casa Santa Luzia e depois passar pela Basilicata para, além de degustar o cannoli mais delicioso do mundo, completar "o carrinho", pois lá também encontramos alguns produtos italianos de tirar o chapéu.

Das comprinhas de minha última ida lá, além de alguns azeites, restaram apenas uma massa e um molho e eu os utilizei hoje, para um rápido almoço com minha filha. Como tinha algumas almôndegas prontas, lembrei do molho de porpetta da minha avó e improvisei esse prato que ficou delicioso:

Penne a la Salsa di Polpetta






Ingredientes




Massa


200g de penne (Granarolo Bologna)
600ml de água fervente (com um fio de azeite)
1 pitada de sal marinho


Molho


2 colheres de sopa de azeite de olivas extra virgem
Meia cebola picada grosseiramente
3 dentes de alho amassados
6 almôndegas fritas
2 xícaras de molho de tomate refogado (Cidacos)
2 xícaras de água
Sal a gosto (se quiser, acrescente ainda pimenta do reino)


Salsinha picada e queijo parmesão a gosto




Modo de fazer

Coloque a água para ferver em uma panela e acrescente um fio de azeite e uma pitada de sal. Leve outra panela ao fogo e, assim que esquentar, coloque 2 colheres de sopa de azeite de olivas extra virgem.
Pique grosseiramente metade de uma cebola média e frite a cebola no azeite quente.
Enquanto a cebola estiver dourando, amasse os dentes de alho e jogue-os por cima, misture-os com a cebola movimentando a panela como se fosse virar uma omelete, aguarde alguns minutos e acrescente as almôndegas.
Devagar, mexa com uma colher de pau ou uma espátula, e, aos poucos, vá acrescentando o molho de tomate. Deixe fritar um pouco e acrescente a água, tampando a panela para deixar ferver por alguns minutos. Em seguida, retire a tampa da panela e, com a colher ou espátula, aperte as almôndegas contra o fundo da panela, para que se desmanchem. Antes de tampar a panela novamente, experimente o molho para ver se precisa acrescentar salgar (como usei  almôndegas que estavam prontas, acrescentei apenas mais uma pontinha de colher de sobremesa de sal). Deixe no fogo baixo até o molho ficar consistente.

Escorra o penne, coloque uma porção em um prato, no centro coloque uma concha do molho e salpique com queijo ralado e salsinha.



(Essa receita serve bem 2 pessoas)




Links de onde encontrar os produtos-


http://www.basilicata.com.br/loja.html   (a massa)
http://www.santaluzia.com.br/  (o molho)



Obs.> Como a Conceição ainda não tem site, se quiserem provar das almôndegas dela, é preciso marcar um almoço aqui em casa.

Nenhum comentário: