quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Rockstoria 24 Hotel California
Rockstoria 24 Hotel California
Hoje vou falar da rockstoria de um hotel, mas não se trata de nenhum hotel do Colorado, como o do filme O Iluminado, com o Jack Nicholson, e muito menos vou falar do Hotel Pierre, de Nova York, onde o Al Pacino dançou aquele tango Por uma cabeza, tango maravilhoso, no filme Perfume de Mulher.
A rockstoria de hoje é sobre "Hotel California", a música que também dá nome ao primeiro disco da banda Eagles, e que tem uma melodia que encanta roqueiros e casais apaixonados pelo mundo afora, e, talvez por esse motivo, a música que desde o seu lançamento em 1976, nunca deixou as paradas das rádios rock do mundo inteiro
Vale lembrar que esse álbum dos Eagles já foi considerado por críticos o “melhor álbum de todos os tempos” é o terceiro álbum dos mais vendidos da rockstoria, tendo, até hoje, ultrapassado a marca dos 16 milhões de cópias.
A música, que se tornou a assinatura da banda Eagles foi composta por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey e quem a canta incrivelmente é o baterista Don Henley.
Outro lance que marca Hotel Califórnia é o extraordinário duo de guitarra no final com o Don Felder e o narigudinho do Joe Walsh. .
Apesar da melodia ser belíssima e despertar paixões, a letra dela não tem tanto romantismo assim, pelo contrário, até ligada a satanismo ela já foi.
A letra conta a história de viajante cansado que acaba ficando preso em um hotel de luxo, que parecia de cara ser um lugar maravilhoso, mas que de repente vira um local aterrorizante
Esse obscurantismo na letra fez com que muitas versões surgissem pois houve quem dissesse que “muitos podiam ver o diabo na letra”. Enfim, diversas hipóteses surgiram sobre o que poderia estar por trás da letras, todas elas, com um quê de lendas urbanas.
Há quem diga que a letra insinua relações da banda com ocultismo e seitas demoníacas, outros dizem que o hotel seria na verdade um sanatório de recuperação e drogados, ou seja, dentre todas as “versões malucas “ que eu já li,vi e ouvi, uma que parece ser mais plausível é que a de que a letra trata dos exageros e perdições que envolvem uma banda de rock que chega ao estrelato. Tudo a ver com a biografia da banda. O estilo de vida deles, cheio de materialismo e excessos, devido ao rápido sucesso.
Se essa interpretação for correta. Hotel California não seria um determinado espaço, mas sim um mundo no qual o viajante teria que se aventurar entre armadilhas tentadoras e perigosas, que o prendem a um lugar que acaba se tornando uma prisão, como diz a último verso - “Você pode pedir a conta quando quiser, mas jamais poderá sair…”. Mas, em entrevistas ao longo desses 44 anos de sucesso dessa música, os autores já disseram que podem ter retratado um pouco tanto do lado escuro do sucesso quanto o lado sombrio do sonho americano.
Interpretações à parte, o fato é que a música é belíssima e muita gente gosta, tanto que vira e mexe é tocada em rádios ou tv. E vc? O que poderia estra por trás da letra?
Deixe a sua interpretação aqui nos comentários.
Enquanto isso a gente fica por aqui. Semana que vem tem mais Rockstoria. Até lá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário