quinta-feira, 9 de julho de 2015

Clássicos da Perfumaria IV

7) Fracas, Robert Piguet


O que as cantoras Madonna e Courtney Love, a estilista Carolina Herrera, a apresentadora Martha Stewart e a atriz Kim Basinger têm em comum, além do fato de serem loiras e famosas?

Respondo: A preferência por uma das fragrâncias mais intensas da perfumaria, o perfume Fracas, da Maison Robert Piguet. 


Fracas foi lançado em 1948 pela mestre perfumista francesa Germaine Ceiller, que foi uma das primeiras mulheres a ousar adentrar num espaço, até então, restrito apenas aos homens, o mundo da perfumaria. 

Mulher inovadora, Ceiller foi a responsável pela criação de uma das primeiras fragrâncias chypres da perfumaria, o perfume Bandit, em 1944, pela casa de Piguet. Além disso, no ano seguinte, ela inovou a perfumaria com a criação do primeiro perfume "verde" que se tem notícia, o delicioso Vent Vert, da Casa Balmain.

De volta à Maison Piguet, no ano de 1948, a francesa surpreendeu a todos com uma fragrância que até hoje é considerada o marco das fragrâncias mais intensas - Fracas - uma explosão da mais pura tuberosa indiana.

Fracas possui notas de abertura de tangerinas, pêssegos, jacintos, bergamotas, flores de laranjeira e folhas verdes. Suas notas intermediárias são de rosas, narcisos, gardênias, raízes de violetas, cravos, coentro, gerânios rosas jasmins, lírios do vale, íris branca e, é claro, as mais puras e intensas tuberosas indianas. Já suas notas de fundo são de musgo de carvalho, vetiver, cedro, sândalo, âmbar e almíscar.

Apesar do perfume ter sido descontinuado nos anos oitenta, ele ressurgiu em 1996 com um estrondoso sucesso, que mantém até hoje.



(Foto - Arquivo Pessoal)


  

Nenhum comentário: