segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Rockstoria 1 - Os melhores solos de guitarra de todos os tempos


Rockstoria 1 - Os melhores solos de guitarra de todos os tempos



Data estelar outono de 2020, vou falar sobre algo que transcende o tempo e espaço, que nos leva pelo universo de galáxias distantes, onde nosso pensamento voa em velocidades imensuráveis... vou, é claro, falar de música, o combustível para essas viagens intergalácticas. E pra mim, música tem que ter guitarra, então abrimos nosso programa falando de guitarras.

Há 66 anos, Leo Fender e dois amigos criaram a mais icônica de todas as guitarras, a Stratocaster. Mas o assunto aqui não é sobre qual guitarra é a melhor, se as Fender ou as Gibson.

O assunto é guitarra sim, mas não importa qual a marca ou o modelo e sim quais são os melhores solos que a majestade do rock’n roll produziu nas décadas de 60 e 70 e que ficaram eternizados na  história do rock.

 É muito difícil fazer esse tipo de lista de dez mais, pq elas nunca são unânimes, mas  eu arrisco a minha aqui e depois quero saber  a opinião de  vcs lá nos comentários do grupo da Rádio Bons Tempos de Itapira no Facebook

Vamos lá:
Eu parto do décimo lugar, que para mim,fica com  Dire Straits:  em Sultans Of Swing

Em nono lugar fica o solo do rei da Lemon face, B.B. King em The thrill is gone,

O oitavo lugar, fica os Eagles Joe Walsh e Don Felder, na belíssima  Hotel Califórnia

O  sétimo lugar vai para o extraordinário Carlos Santana, com a música Black Magic Woman

O sexto lugar, sem dúvida, fica com o Jerry Garcia, do Grateful Dead,  na música Sugaree,

Quinto lugar fica com o Jimmy Page, do Led Zepellin, na esplêndida Starway to heaven

Já o quarto lugar vai para ninguém menos que meu stone  favorito, o gatíssimo Keith Richards na polêmica Simpathy for the devil

O terceiro lugar fica com meu amado e idolatrado George Harrison e ai foi difícil escolher um só solo, mas fico com a belíssima WMGGW

O segundo lugar vai para aquele que quase chegou a ser um dos besouros e que não podia ver um rabo de saia que saía atrás, mas que na guitarra foi declarado um Deus: Eric Clapton com seu solo intergaláctico em Layla, na época dos Derek and Dominos 

O primeiro lugar não tem pra ninguém, pelo menos nessa encarnação, porque  ninguém mesmo, a meu ver, bate o canhoto Jimi Hendrix qdo o assunto é dedilhar uma guitarra.  Dificil é escolher qual dos solos dele é o melhor, mas a gente fica por aqui com a música Little Wing 


Até o próximo Rockstoria

Nenhum comentário: