quinta-feira, 4 de setembro de 2008

CLÁSSICOS DO ROCK VI - STEVE WINWOOD




Steve Winwood nasceu em Birmingham, Inglaterra, em 12 de maio de 1948. Ele foi um garoto-prodígio na música desde cedo. Ainda pequeno tocava piano e, aos 8 anos, já era guitarrista, com seu pai, numa banda chamada The Ron Atkinson Band. Aos 15 acompanhava seu irmão, que era baixista, na banda The Muff Woody Jazz Band, e logo eles entraram para o Spencer Davis Group, onde Steve passou a ser vocalista, guitarrista além de tecladista.

Spencer Davis Group



O hit Gimme some loving é dessa época, mas apesar do grupo ir super bem nas paradas de sucesso, Steve queria mais... e fez mais: formou a banda Traffic, incomparável até hoje por seus traços de blues psicodélicos misturados a um som bastante clean.
Formavam o Traffic os seus amigos Jim Capaldi, Dave Mason e Chris Wood. A banda ficou conhecida por canções como "Feelin' Alright", "Dear Mr. Fantasy" e "Low Spark of High Heeled Boys”. Esta última é até hoje um dos grandes clássicos da banda que durou, nesta primeira vez, dois anos apenas.
Traffic –
http://www.stevewinwood.com/


Em seguida Steve juntou-se a Eric Clapton, Ginger Baker e Rick Grech na banda Blind Faith, com quem fica por um ano. Isso foi no ano de 1969, quando eles lançaram o único e incrível álbum da banda.
Blind Faith


De lá, Steve e Grech foram para o Ginger’s Baker Airforce, com quem gravaram dois álbuns em 1970. Os dois acabaram não ficando por muito tempo na nova banda e Steve teve acabou reunindo o Traffic novamente e levando junto o amigo.
Em 1972, Winwood teve um sério problema de saúde que o obrigou a se recolher por um longo período. Ele montou um estúdio em sua casa e passava o tempo experimentando novos sons. Foi nesta época que ele colocou em prática um antigo sonho, de gravar com percussionistas de outras terras, e, em 1973 gravou o álbum Aiye-Keta, com os africanos Abdul Amao e Romi Kabaka.
O Traffic, apesar do sucesso, acabou no ano de 1974, e Steve se desdobrou trabalhando com vários artistas, desde Leon Russell, Alvin Lee, George Harrison, Joe Cocker, até Eric Clapton, Muddy Waters, bem como com a namorada doidinha dos Stones, Marianne Faithfull.

Em 1976 ele gravou com o percussionista japonês Stomu Yamashata os sensacionais álbuns GO e GO 2 (Solitude, uma das mais sublimes de todas as suas músicas, é do primeiro álbum).
Ele lançou dois álbuns, Winwood e Winwood & friends, com material inédito do Spencer Davis Group, mas só em 1977 é que ele lançou seu primeiro solo oficial: Steve Winwood, que alcançou o terceiro lugar no Top 30 dos EUA com a música While you see a chance.
No seu próximo álbum, o Arc of a Diver, de 1980, Steve fez juz a sua fama de excêntrico: para fazer o álbum, ele entrou em estúdio, produziu e gravou sozinho, além da voz, cada um dos instrumentos.
Em 1981 ele emplacou de novo nas paradas de sucesso com o hit Valerie, do álbum Talking back to the night, mas uma vez um trabalho feito inteiramente por ele. Em 1986 Steve Winwood lançou Back in the High Life, que lhe deu dois prêmios Grammy no ano seguinte, pelas músicas Back in the High Life Again e Higher Love.


O álbum de 1988, Roll with it também fez o mesmo sucesso na Europa e nos EUA. Este álbum é ótimo, já que Steve incorporou o estilo Rhythm & Blues dos tempos do Spencer Davis Group ao psicodelismo light do Traffic e disso surgiram oito músicas incríveis.
Em 1990 ele lançou Refugees of the Heart, que trazia One and only man, dele e de Jim Capaldi, velho companheiro dos tempos do Traffic. Os dois se juntaram a Rosko Gee em 1994 numa nova temporada do Traffic e lançaram o imperdível Far from Home.
Steve ainda lançou Junction Seven, em 1997 e , em 2003, ao completar 40 anos de estrada, lançou o cd About Time. A capa é estonteante e as músicas são excelentes. Destaque para as músicas Why Can’t We Live Together?, Different Light e Cigano (For the Gypsies}.



Em fevereiro deste ano fez um show memorável ao lado do Still God Eric Clapton, no Madison Square Garden, em New York.




É esperar para ver o que ainda vem por aí deste cara extraordinário.



Nenhum comentário: