segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Meus discos preferidos - 1

Concert for Bangladesh - George Harrison and friends -1971

Álbum histórico, não apenas por ter sido o primeiro show de rock beneficente, mas também por ter sido a primeira vez que dois ex-Beatles se juntaram após o término da banda. Foi gravado ao vivo em duas noites  no Madison Square Garden,  em NY, em agosto de 1971, mas o álbum duplo só foi lançado  em 20 de dezembro do mesmo ano. 
George atendeu a um pedido do seu grande amigo e mestre Ravi Shankar, e chamou seus amigos para as duas memoráveis noites. O cantor e pianista americano Leon Russell fez o possível para que tudo fosse facilitado para quando seu amigo inglês chegasse para os ensaios e gravações. A grande dor de cabeça foi o grande amigo de George, Eric Clapton, que na ocasião estava mergulhado num de seus maiores envolvimentos com drogas. Até a véspera do evento Clapton não dava certeza se iria ou não, mas acabou indo e gravando o que é para mim um dos maiores solos em dupla de guitarra da história do rock’n roll (apesar do próprio Clapton dizer que se envergonha dos seus bad moments lá) em While my guitar gently weeps. 
O disco 1 (tarde do show) tem as participações de Ravi Shankar (que tirou onda da plateia que aplaudia a afinação das cítaras, pensando que fosse já a música) , George, claro, Billy Preston, Ringo Starr e Leon Russell. 

Leon também abre o show da noite (disco 2) com um feito notável - faz com que dois ex-Beatles se juntem a ele nu
ma versão fantástica de Jumpin’ Jack Flash dos Rolling Stones, e depois entra Bob Dylan que divide o resto da noite com George Harrison até o final esplendoroso, com a música feita especialmente para o evento - Bangladesh. 

Nenhum comentário: