sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Rockstoria 7 – O clube dos 27

 ROCKSTORIA 7 – O clube dos 27



 

 

Se tem um número que acabou virando quase uma lenda no rock’n roll, é o 27. Não que seja o nome de uma banda ou o  vigésimo sétimo lugar das paradas de sucesso, e nem o vigésimo sétimo lugar nas listas de melhoras músicas ou bandas de todos os tempos, mas sim em relação a se chegar à essa idade e, principalmente, ultrapassá-la.

 

A morte de muita gente ligada ao mundo arte, especialmente da música, aos 27 anos, e principalmente no rock, é considerada por muitos quase uma maldição – a  famosa maldição dos 27.

 

 Isso acabou criando até o famoso The 27 Club, ou o Clube dos 27, porque tem muita gente importante mesmo que morreu com essa idade. Tem de papas até atores de Star Trek, passando por pilotos de F1 a atores de cinema, imperadores e reis e até mesmo o Homem Elefante Joseph Merrick.

 

Mas como  aqui no Rockstoria nosso negócio é música, e mais ainda, rock’n roll, vamos falar de músicos que infelizmente não passaram dessa idade.

 

Nesse clube temos, além dos gigantes do rock, como o Rolling Stone Brian Jones, o deus da guitarra Jimi Hendrix, as insuperáveis Janis Joplin e Amy Winehouse, Jim Morrison e Kurt Cobain.

 

Mas tem muitos mais, do pai do blues, Robert Johnson, lá em 1938, que mesmo tendo feito o pacto da famosa encruzilhada, perdeu sua vida aos 27, ao neto de Elvis Presley, Benjamin Keough, que faleceu nesse último mês de julho.

 

Quem também não conseguiu sobreviver aos 27 foram – um dos fundadores da banda Grateful Dead, Ron “Pigpen” McKernan, a cantora Linda Jones, a   baixista, Kristen Pfaff do Hole, banda da viúva de Kurt Cobain; o líder, vocalista e cantor da banda Canned Heat, Alan “Blind Owl” Wilson, Pete Ham, da banda Badfinger; Helmut Kollen, da banda Triumvirat e muitos outros mais.

 

Enfim, são dezenas de artistas que perderam a vida nessa sinistra idade.

 Porém, se tem algo que nos consola, é que a grande maioria desses músicos  nos deixou um legado imensurável na Rockstoria, como Kurt Cobain, que criou a banda Carro-Chefe da Geração X, a famosa banda grunge Nirvana, que abriu  espaço para além do rock alternativo para bandas como Pearl Jam e  Alice in Chains, Soundgarden, entre outros.

 

Assim a gente fica por aqui com a música Smells like teen spirit do inesquecível loirinho de olhos azuis.

 

https://www.youtube.com/watch?v=hTWKbfoikeg


Semana que vem tem mais Rockstoria 

Nenhum comentário: