sábado, 22 de agosto de 2020

Rockstória 8 – O Festival de Woodstock

 

ROCKSTÓRIA 8 – O FESTIVAL DE WOODSTOCK
 

 Se tem um festival que marcou para sempre uma geração, uma não, mas várias, na história da música, foi o Festival de Woodstock, conhecido como o maior festival de música de todos os tempos, que reuniu cerca de 500 mil pessoas na Fazenda Max Yasgur em Bethel, no estado de Nova York, de 15 a 18 de agosto de 1969, para uma celebração pela paz e pela música.

Não que tenha sido o primeiro, nem o maior deles em número de apresentações, mas foi “o” evento musical da cultura pop da década e, sem dúvida, até hoje o acontecimento mais intenso da história da música.

Muitos roqueiros icônicos, que mais tarde se tornariam a voz da era do rock n 'roll, se apresentaram nesse festival. Entre eles estavam The Grateful Dead, Joan Baez, Santana, Janis Joplin e sua banda Kosmic blues, Creedence Clearwater revival, Sly and the Family Stone, Jefferson Airplane, Ten Years After, Johnny Winter, The Band, Crosby, Stills & Nash, Neil Young e muitos outros mais.

Uma das apresentações mais notáveis ​​do festival foi a da banda inglesa The Who. Devido a discussões sobre o pagamento, o The Who acabou só entrando no palco no fim da madrugada e, quando o sol começou a nascer o Roger Daltrey começou a cantar o refrão de ‘See Me, Feel Me’, da ópera Tommy, que haviam acabado de lançar. Daí o ativista político Abbie Hoffman subiu no palco e começou um discurso político que não agradou à plateia e, muito menos, à banda. O guitarrista Pete Townshend, ficou muito bravo, pegou sua Gibson SG de cor vermelho-cereja e expulsou o Hoffman do palco à guitarradas, enlouquecendo a multidão.

Outro grande momento no festival foi o de ninguém menos que o mago da guitarra, Jimi Hendrix. A Guerra do Vietnã estava acontecendo na época e  a maneira como Hendrix tocou o hino nacional americano deu muito o que falar, pois os acordes da guitarra dele eram comparáveis ​​a ruídos de guerra. Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que ele tocou "The Star Spangled Banner", mas é claro, foi a mais icônica de todas as cerca das 50 gravações ao vivo dele tocando esse hino.

 Woodstock definiu toda uma geração e seus efeitos são sentidos até o presente. Há quem diga que o legado do festival perdura até hoje, quase cinco décadas depois, talvez porque tenha sido o último movimento da uma juventude que tinha propósito e ideial de não ser facilmente vendida.

A gente fica por aqui com a música With a little help from my friends, cover absolutamente fantástico que o Joe Cocker, com sua voz de trovão, fez de uma das poucas músicas que o baterista Ringo Starr cantava, na banda Beatles.


https://www.youtube.com/watch?v=tfLyK2DVVUU&feature=youtu.be&fbclid=IwAR13vnejbnsjq-3VKchI8gb9czZZHC_ABo3wHM4NNMPZOpWX64ORHbotMGs

Semana que vem tem mais Rockstoria !

Nenhum comentário: