quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Rockstória 9 – Meu disco favorito

 

Rockstória 9 – Meu disco favorito

 


É quase impossível, pra quem ama e respira música desde muito cedo como eu, que tive o primeiro disco lá pela metade dos anos 60 (era um da Rita Pavone) eleger apenas um favorito, pois nessa posição, para mim, cabem pelo menos, uns cinco ou seis.

 

Mas escolhi um deles para falar a vocês, que vem a ser o disco Concert for Bangladesh - George Harrison and friends, lançado pela Apple/Capitol Records.

 

O Concert for Bangladesh é um álbum histórico, não apenas por ter sido a gravação do primeiro concerto beneficente da rockstoria, mas também por ter sido a primeira vez em que dois ex-Beatles se juntaram num palco após o término da banda. Foi gravado ao vivo, no mesmo dia, em duas partes, tarde e noite de primeiro de agosto de 1971, no Madison Square Garden em NY. E o disco mesmo, na verdade um álbum duplo, só foi lançado pouco antes do natal daquele ano, em 20 de dezembro.

 

George tinha resolvido fazer o show atendendo a um pedido do seu grande amigo e mestre Ravi Shankar, que queria ajuda financeira para seu país, Bangladesh, e então chamou seus amigos para as duas memoráveis apresentações. Daí o nome do disco ser acrescido de George Harrison and friends.

 

O cantor e pianista americano Leon Russell facilitou, com antecedência, os trâmites do show para que, quando seu amigo inglês chegasse para os ensaios e gravações, tudo estivesse ok.  A grande dor de cabeça do evento foi em relação ao melhor amigo de George, Eric Clapton, que na ocasião estava mergulhado num de seus maiores envolvimentos com drogas. Até a véspera do evento Clapton não dava certeza se iria ou não, mas acabou indo e gravando o que é para mim um dos maiores solos em dupla de guitarra da história do rock’n roll em While my guitar gently weeps, apesar do próprio Clapton dizer que se envergonha dos seus bad moments lá.

Os dois discos que formam o álbum duplo se dividem da seguinte forma:

No disco 1 (o show da tarde) tem as participações de Ravi Shankar, que tirou a maior onda da plateia que aplaudia a afinação das cítaras, pensando que já se tratasse das músicas indianas, tem o George, é claro, além de Billy Preston, Ringo Starr e Leon Russell. 

 

O disco 2 traz Leon abrindo o show da noite (disco 2) com um feito notável - fez com que dois ex-Beatles se juntassem a ele numa versão fantástica de Jumpin’ Jack Flash dos Rolling Stones, eternos rivais dos Beatles. Depois entrou Bob Dylan, que dividiu o resto da noite com George Harrison até o final esplendoroso, com a música feita especialmente para o evento - Bangladesh.

E falando em música, a gente fica por aqui com a música Wah Wah

https://www.youtube.com/watch?v=yVKHc9eRv3w 

Semana que vem tem mais Rockstoria.

Nenhum comentário: