segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Rockstoria 3 – O dia do rock







ROCKSTORIA 3 – O DIA DO ROCK

Nessa semana, na terça-feira, 13 de julho de 2020, foi comemorado no mundo inteiro o dia do rock.
Em 13 de julho de 1985, Bob Gelford reuniu gigantes do rock , como The Who, Phil Collins, Dire Strais,  David Bowie, Elton John, Queen, Paul McCartney, BBKing, Black Sabbath  Mick Jagger, Tom Petty,  Neil Young, e muitos outros, para arrecadar fundos a fim de acabar com a fome na Etiópia. Foi um evento simultâneo no mundo todo, transmitido ao vivo pela tv, que conseguiu atrair a audiência de quase dois bilhões de pessoas e arrecadou cerca de 150 milhoes de libras. Daí que a data desse evento ficou conhecida como o dia internacional do rock.
Porém, alguns beatlemaníacos e, principalmente, os fãs de carteirinha de um deles, o Quiet Beatle George Harrison, como essa que voz escreve, torcem o nariz pelo fato dessa data ser comemorada no dia 13 de julho e não em primeiro de agosto, quando aconteceu o primeiro concerto beneficente da história da rock.
George era muito amigo de Ravi Shankar, que conheceu em 1966, e foi o grande responsável pela influência indiana na religiosidade e tb na sua música. Aí um dia, como conta a letra da música Bangladesh, Ravi chegou até ele e pediu que o amigo  fizesse algo, por seu país, que estava morrendo de fome.
George arregaçou as mangas, pediu ao amigo Leon Russell que o ajudasse a fazer um concerto em NY e, na data estelar de primeiro de agosto de 1971 apresentou o que se tornou o primeiro concerto  de música para angariar fundos para ajudar um outro país..
Foram dois shows, que contaram com feras como Bob Dylan, Leon Russell, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston, Klauss Voormann, Badfinger, Jesse Ed Davis, Carl Radle, entre outros.
Foi um marco na história da música, principalmente do rock, uma vez que o gênero meio mal visto pela moral e bons costumes da época foi o responsável por angariar fundos para um país em estado de pobreza absoluta. Outro marco desse dia foi a primeira vez que dois ex-Beatles se reuniram num palco após o fim da banda mais famosa do mundo. E mais, os dois ex-Beatles cantando Rolling Stones, já que que o “atrevido” do Leon Russell colocou Jumping Jack Flash no repertório. Vale lembrar que foi Leon Russell, foi o braço direito e a pessoa fundamental para que George Harrison conseguisse o sucesso absolutos dos dois shows, da tarde e da noite do dia 1/8
Enfim, se a data escolhida como o dia internacional do rock tem a ver com a caridade, nada mais justo do que a gente reclamar a paternidade para o Concert for Bangladesh.
Fico por aqui com a música Bangladesh



Semana que vem tem mais Rockstoria!


Nenhum comentário: