segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Rockstoria 4 - Like a Rolling Stone








Rockstoria 4

Like a Rolling Stone


Nessa semana, falei no programa Flashback, da Rádio Bons Tempos de Itapira, sobre a data estelar 20 de julho de 1965. É o dia em que a música Like a rolling stone, do bardo Robert Zimmermann, Bob Dylan, foi lançada pela Columbia Records. A música se tornou o maior sucesso de toda a carreira de Dylan segundo a famosa lista das Top 500 da revista Rolling Stone de 2004, lista que, pra quem gosta de rock clássico “baliza” todas as listas de 10 mais do rock.

A faixa do disco Highway 61 Revisited alcançou nessa lista o primeiro lugar das Top 5 nas Maiores Músicas de Todos os Tempos, batendo (I cant get no) Satisfaction, dos Rolling Stones, que ficou em segundo, antes de Imagine, de John Lennon, que ficou em terceiro.

Bob Dylan compôs a música a partir de uns versos que escreveu em junho de 65, numa noite em que chegou ao hotel abatido e cansado após um de um show da tournée que estava fazendo pela Inglaterra. Ele teve um pouco de dificuldade para acertar a melodia da música, mas acabou acertando em transformá-la em rock. Al Kooper, então um novato na cena musical, foi o criador do riff de órgão, a marca da música mais aclamada de Dylan.

O título da música Like a rolling stone, ao contrário do que muita gente pensa, não tem nada a ver com a banda de Jagger e Richards. Assim como os Stones se inspiraram num verso de um blues de Muddy Waters, a inspiração de Bob Dylan veio de um verso de uma canção de Hank Willians 

A música foi gravada por inúmeros cantores e bandas, de Jimi Hendrix ao meu magrelo favorito, Johnny Winter, passando por John Mellecamp, David Bowie, Cher, David Gilmor e até mesmo Green Day. Mas nenhum outro cover ficou tão espetacular como o da gravação que os Rolling Stones fizeram  no álbum acústico de 1995, Stripped. Além de ter sido o grande sucesso do disco, que traz outras gravações memoráveis, como Shine a light, Dead Flowers e Slliping away, com meu queridíssimo Keith Richards nos vocais, fez muito sucesso também com vídeo clipe que a MTV repetia a exaustão.

Vale lembrar que muitos brasileiros puderam curtir ao vivo em 1998, com a tournée Bridges to Babylon, ninguém menos que o bardo Dylan nos palcos brasileiros com os Stones, cantando juntos Like a rolling stone. Dylan e Stones têm muitas histórias em comum, mas isso é assunto para um outro Rockstoria, e a gente fica por aqui, é claro, com Like a rolling stone, a cover.  


Semana que vem tem mais Rockstoria!







Nenhum comentário: